top of page

Homenagem a Manoel Arteiro



O Instituto Beneficente Áurea Faria, e a Comunidade da Divinéia e adjacências acabam de sofrer uma imensa perda, com o desaparecimento do nosso querido Manoel Arteiro, ocorrido no dia 08 de março. Cidadão português, com uma profunda devoção ao Brasil, aportou em São Luís aos doze anos de idade e imediatamente começou a trabalhar na Casa Âncora, cujo proprietário era o seu tio, Romão dos Santos.


Dotado de uma marcante sensibilidade social e religiosidade, essa notável figura humana tornou-se referência no bairro da Divinéia, onde residia, exercendo um verdadeiro papel de Assistência Social, ao lado de sua queridíssima esposa, Dona Maritinha. A carência de qualquer infraestrutura da Divinéia e adjacências, o mobilizou juntamente com Dona Zuzu, moradora histórica da localidade, na busca de levantar fundos para a construção da Igreja de São Paulo e de salas para atividades comunitárias.


A sua inabalável determinação prosseguiu com a criação da Sociedade Beneficente Áurea Faria, posteriormente transformada para Instituto Beneficente. Surge a Escola Prof. Luiz Pinho Rodrigues e, mais adiante, a edificação de uma sede própria, com o apoio da Sociedade Humanitária 1º de Dezembro.


Resta-nos – inspirado na sua virtuosa trajetória de atenção aos mais desfavorecidos – darmos prosseguimento, multiplicando ações e aquisições em prol desta Comunidade. Essa é a homenagem de toda a Diretoria e de todos os Colaboradores do Instituto. Não somente hoje, mas para sempre.


Diretor Presidente do Instituto Beneficente Áurea Faria

Manuel dos Santos Faria

 
 
 

Comments


bottom of page